CURIOSIDADES

 ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE BURT MUNRO?


Burt Munro, nascido neozelandês em 25 de março de 1899, além de apaixonado por moto, foi um exemplo de persistência e determinação.
 

Em sua obsessão pela velocidade, trabalhou durante vinte anos em sua improvisada oficina particular, modificando constantemente sua Indian 1920, para torná-la cada vez mais rápida.
 Dizem que, em sua oficina, fundia pistões, usava canos para fazer peças, transformava barras de propulsores de aviões antigos em eixo de roda...

         
Em 1967, com 68 anos de idade, colocou sua moto em um navio e passando por extremas dificuldades e provações chegou a Bonneville, Utah, nos Estados Unidos, tendo como único objetivo testar seus limites.
 Poucos acreditaram que iria alcançar seu intento. Muitos até, duvidaram que sequer conseguiria chegar à América.
Diante de uma comissão e de um público incrédulos conseguiu atingir a marca de 320 km/h na planície de sal de Bonneville, transformando sua moto na Indian mais veloz do mundo.




Sua história está retratada no filme “Desafiando os Limites” (originalmente, The World’s Fastest Indian) de 2005, estrelado por Anthony Hopkins.


Nas dez visitas que fez a Bonneville, bateu três records de velocidade, sendo um deles ainda não superado.
Burt costumava dizer que “O homem é como a grama. Cresce na primavera, forte saudável e verde; chega à meia-idade em sua melhor forma; depois, enfraquece, se acaba e nunca mais volta a ser como antes.”



Burt Munro faleceu em 06 de janeiro de 1978.

Fontes:


 




MOTOCICLETAS HUMANAS


Para atrair o publico motociclista, chamando a atenção para shows, cursos de pilotagem , modelos e estilos de motos, a feira itinerante International Motorcycle Show promove exposições pelas principais cidades norte-americanas.
Inicia entre os dias 02 e 04 de novembro e deve terminar em fevereiro de 2013.
             O curioso nessa exposição é a forma divertida de chamar a atenção do público-alvo.  
             As motos são representadas por figuras humanas cuidadosamente pintadas em uma demonstração do que podemos chamar de obra de arte.










Fonte:  www.moto.com.br

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ELSPETH BEARD



            Em 1980, Elspeth Beard, uma londrina, então com 24 anos, saiu pilotando uma BMW R 60/6, ano 1974, já com 48 mil quilômetros, em uma aventura de 76.000 quilômetros pelo mundo, e que consumiria três anos.  


          Saindo de Londres, colocou sua moto em um  avião e voou para os Estados Unidos, onde deu início à primeira etapa de sua viagem, rodando até o Canadá e o  México.

Retornando a Los Angeles, enviou sua moto à Austrália, de onde despachou sua moto de barco a Cingapura. Seguindo em sua viagem, alcançou a Indonésia, Tailândia, Índia, Irã, Paquistão, Turquia, Marrocos.




          Hoje com 56 anos, Elspeth continua sendo uma inspiração para motociclistas que sonham um dia em se aventurar pelo mundo.


    A reportagem completa, de Policarpo Júnior, você encontra em : http://www.rockriders.com.br/.

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MOVEO: UM SCOOTER ELÉTRICO DOBRÁVEL

          Desenvolvido na Hungria, ainda em fase de testes, o novo projeto promete praticidade no transporte do veículo e mobilidade de condução pelas vias urbanas.




            Pesando 25 kg, pode ser levado como uma mala de rodinha para qualquer lugar (escritório, lazer, simples passeios).




          O sistema de propulsão é baseado em uma bateria de 2Kwh, alcança 45 km/h e possui alcance de 35 km.
          Alguns críticos chamam a atenção para a dificuldade de dobrar e desdobrar.
    Contudo, como protótipo, ainda há espaço para aperfeiçoamentos e torná-lo economicamente competitivo. A empresa aguarda interessados em financiar o projeto afim de lançá-lo no mercado.
         Quem se habilita?

Fontes:
         http://www.ibahia.com/a/blogs/design/2013/02/15/pequena-moto-dobravel-para-levar-como-bagagem-e-recarregar-como-um-celular/

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SIGNIFICADO DA ÁGUIA PARA O MOTOCICLISMO


       A figura de uma águia foi sempre reverenciada como símbolo de força, grandeza, poder.

 



          Os romanos a usavam em seus emblemas; assim como os mesopotâmios e os egípcios.


         


          No mundo moderno, vemos a águia fazendo parte do brasão de armas de vários países.


Rússia
                                                                                                                                                                                                                                                                             
Alemanha


Estados Unidos da América
                   

          Para o Cristianismo simboliza o mensageiro entre as orações e Deus e a “descida da graça divina aos mortais”.
          Em terra, o Leão é considerado o rei dos animais, no ar, a águia tem o mesmo mérito.


          Segundo a mitologia, a águia impõe-se a um ritual de renovação.
          Quando seu bico estiver fraco, ela o baterá em uma rocha até que ele caia; o mesmo acontecendo com suas unhas. E, quando unhas e bicos de renovarem, arrancará suas velhas penas, iniciando então, um novo período de sua vida, que a manterá ativa por mais alguns anos (uma águia vive em média 70 anos). Durante esse processo de renovação, que ocorre por volta dos 35 anos de idade e que poderá durar até 150 dias, será alimentada por outras de sua espécie. Quando sentem que chegou sua hora, sobem até o mais alto pico e, resignadas, aguardam solitárias o seu fim.
        E para o motociclismo, o que significa?
        Embora pesquisas não confirmem esse procedimento, tido como uma lenda ou, como interpretam alguns, parábola de auto-ajuda, serve para ilustrar sua determinação e coragem. Atributos que caracterizam o motociclista de viagem, que anseia por aventuras, por ganhar alturas, por atingir lugares incomuns, exercendo em sua plenitude o sentimento de liberdade, que só uma moto proporciona. É isso que importa.
                




Fontes:


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SCOOTER ELÉTRICO LEVA PASSAGEIRO NA FRENTE


        Protótipo de um scooter elétrico está sendo desenvolvido  para atender a demanda de transporte rápido na Ásia.
        A Universidade de Munique (Alemanha) e a Nanyang Technological de Cingapura, estão apresentando o VOI. Uma espécie de motocicleta em que o passageiro vai acomodado na frente e não atrás da moto.
        Em vietnamita, VOI significa elefante e simboliza a segurança e a inteligência que seus projetistas querem transmitir nesse transporte.
        O VOI funciona com bateria de Li-Ion 48V de 3 kWh; possui autonomia para até 80 km, podendo alcançar a velocidade de 45 km/h.

 



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RD 350: UM MITO


Para quem já passou dos cinqüenta e sempre esteve conectado a motos, a expressão Viúva Negra faz sentido, pois irá lembrar facilmente da RD 350, lançada pela Yamaha em 1974.


Inicialmente equipada com um motor à dois tempos, de 39cv e um torque de  3,8 kgf a 7.500 rpm, essa moto marcou época por sua beleza e estilo.
A partir de 1986 passou a ser produzida em Manaus com uma configuração mais moderna (motor de 55 CV e torque de 4,74 kgf a 9.000 rpm).



 


Considerada à época, a moto esportiva mais avançada, podia facilmente ser conduzida no trânsito urbano. Facilidade que muitos não entenderam e, ao buscarem ultrapassar seus limites, encontraram seu próprio fim. Daí o seu apelido.

Fonte:

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HONDA CBX 750


        Em 1986 aparecia no mercado do Brasil a CBX 750. Uma moto que marcou época e encantou os motociclistas brasileiros.


        No ano seguinte, teve seu visual renovado, mantendo, porém, o motor de quatro cilindros em linha, 747 cm³, DOHC, 16 válvulas, quatro carburadores, gerando 82CV .
        Ficou conhecida como 7 Galo, apelido que surgiu de sua própria denominação, originada nos Estados Unidos (conhecida como a Seven-fifty). No Brasil, manteve-se o 7, mas o cinqüenta remetia ao número do Jogo do Bicho correspondente ao Galo...

Canadense

Hollywood
          Em 1990 foi lançada pela Honda uma nova versão, a CBX 750F Indy, com carenagem completa, piscas e retrovisores integrados, assumindo assim, a feição Sport-Touring. 




Fontes:


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Monociclo elétrico



        O monociclo criado pela Ryno Motors utiliza motor elétrico, podendo atingir a velocidade de 16 km/h. Pesando 72 quilos, mostra agilidade no trânsito urbano e possui um sofisticado sistema de controle de equilíbrio, inclusive quando está parado.






          A partir do próximo ano (2014), já poderá ser adquirido nos Estado Unidos ao preço de 5.295 dólares.

           Há planos da empresa em disponibilizá-lo no mercado brasileiro. 








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UM NOVO VEÍCULO DE DUAS RODAS: O SEGWAY


         Na Europa, despontam novos projetos de veículos individuais que facilitam o transporte pelos grandes centros urbanos, chamando a atenção dos novos usuários.


           Veículos similares já podem ser vistos em deslocamentos de seguranças em grandes redes de supermercados e shoppings.
Entretanto, a empresa espanhola Bel&Bel se propõe a colocar no mercado o Segway. Um veículo de duas rodas, para uso em trajetos curtos, porém, com visual da antiga motoneta vespa.


               O preço sugerido fica em torno de 3.000 euros (ou aproximadamente, R$ 9.700).

Fonte:
 http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/empresa_cria_segway_com_visual_da_vespa-73259.html


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LAWRENCE DA ARÁBIA


          À primeira vista, pode-se perguntar o que tem a ver Lawrence da Arábia com motos.
         Thomas Edward Lawrence (1888-1935), conhecido como Lawrence da Arábia, foi um militar britânico, arqueólogo, diplomata e agente secreto e teve importante papel de ligação entre as tribos rivais no deserto da Arábia durante a revolta árabe de 1916-1918, que culminou com a derrota do Império Otomano.



          Sua obra auto-biográfica, Os Sete Pilares da Sabedoria, deram origem ao filme épico Lawrence da Arábia (ganhador de sete Oscar, entre eles o de melhor filme de 1962).
 



          O filme foi estrelado por Peter O’Toole, contando parte de sua trajetória como figura proeminente durante a Primeira Grande Guerra; período em que alcançou o posto de Tenente-Coronel.
          Em 1919 tornou-se conselheiro da delegação árabe na Conferência de Paz de Paris.



          Poucos sabem, entretanto, que Lawrence era um apaixonado por motocicletas, tendo, durante sua vida, sete motos, todas da extinta marca inglesa Brough Superior.
          Ironicamente, depois de sobreviver à Guerra e à toda sorte de missões a que lhes foram confiadas, acabou perecendo em um acidente com sua motocicleta.
          Ao tentar desviar de dois ciclistas, acabou caindo e sofrendo traumatismo craniano, vindo a falecer seis dias depois.
       O acidente também serviu para alertar às autoridades da necessidade de se adotarem medidas que protegessem o motociclista em acidentes deste tipo. O estudo do neurologista Hugn Cairns foi fundamental para a obrigatoriedade do uso de capacetes não apenas para motociclistas, mas para trabalhadores e desportistas.

Lawrence com sua quinta Brough Superior em 1927.

Fontes:
          http://pt.wikipedia.org/wiki/T._E._Lawrence


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