Rivera, Uruguay

Uma sugestão por acaso nos levou ao Uruguay em uma fria manhã do mês de julho de 2017.
Dez motos. Alguns pilotos com suas parceiras. Dezesseis pessoas se aventurando por pouco mais de seiscentos quilômetros até Rivera.

De um lado, o Brasil, cidade de Santana do Livramento, a sudoeste do Rio Grande do Sul; do outro lado, Rivera, no Uruguay, com seus freeshopping.

------------

21/07/2017 - sexta-feira

Oito graus, marcava o termômetro da moto quando saímos, às 07h16min, do Johann General Store, um posto de abastecimento e de conveniências, no centro da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul.

Na estrada, a temperatura foi alternando entre zero graus e quatro graus, até Passo Fundo.
A geada coloria as baixadas.

Passo Fundo-Carazinho/RS

Manteve-se em oito graus até a cidade de Carazinho, aumentando para nove; depois, 10 graus, à medida que o Sol se tornava mais presente.
No Céu, nenhuma nuvem. Um belíssimo dia para viajar de moto.
Às 09h05min, a primeira parada, em Carazinho, a 125 quilômetros, para um lanche e abastecimento. Poderíamos rodar mais, porém, estávamos em uma viagem em que a competição entre nós, não fora convidada.

Mais alguns quilômetros e parávamos em Cruz Alta, para abastecimento, às 11h10min.

Saindo de Cruz Alta/RS
O trecho de 70 quilômetros entre Cruz Alta e Julho de Castilhos está em péssimas condições, o que exigiu cuidados constantes (remendos mal feitos, buracos, asfalto defeituoso...).

Descendo a Serra de Santa Maria.

Ponte da Garganta do Diabo, sobre o Vale do Menino Deus, entre Itaara e Santa Maria,
com seus 76m de altura e 245m de extensão.

Chegando para o almoço em Santa Maria, às 13h45min.

Cento e trinta quilômetros depois, nos aproximávamos de Rosário do Sul.

Mais alguns quilômetros e cruzávamos a Ponte Marechal José de Abreu em Rosário do Sul, com seus 1.772m de extensão.

Não haveria necessidade de tantas paradas para abastecimento. Mas para quê nos cansarmos?
     Até aqui, por aproximadamente quinhentos quilômetros, a rodovia se alternou entre boas condições, condições regulares e péssimas condições. De uma maneira geral, obrigou-nos a pilotarmos com prudência, o que tornou a viagem mais demorada e cansativa.

Hora de servir um chocolate para dar mais energia à Turma...

Depois de Rosário do Sul.

Aguardando a liberação da pista em reparos, entre Rosário do Sul e Santana do Livramento.

Por cerca de 110 quilômetros, belas paisagens continuaram a ser o palco dessa viagem.

Às 17h20min chegávamos a Santana do Livramento, divisa com Rivera, no Uruguay.

Depois de acomodarmos as motos e deixarmos nossa bagagem no hotel, descemos até à Rua Sarandi, no centro de Rivera, para um já esperado happy hour, regado à cerveja uruguaia.

-----------------------

Dia 22/07/2017

Sábado livre.
Cada um explorando o local à seu modo.
À noite, nos reunimos em um restaurante para um jantar e para definirmos detalhes da volta do dia seguinte.

-------------------

Dia 23/07/2017

Pouco depois das seis e meia da manhã de domingo, dia 23, já estávamos carregando as motos.
O café da manhã foi servido às sete. Depois do café e do check-out no hotel, descemos à garagem para retirarmos as motos.
No outro lado da rua, com as motos prontas, foi a vez de registrarmos nossa saída.

Antes de seguirmos para a rodovia, fizemos uma parada para abastecimento.

A neblina nos acompanhou por aproximadamente dez quilômetros na direção a Rosário do Sul.
Apesar da neblina, o frio já não estava tão intenso como na sexta-feira.

Quando o Sol apareceu, a temperatura passou a ser mais amena e antes de chegarmos a Santa Maria, já sentíamos o calor nos incomodando.

Santana no Livramento-Rosário do Sul.

Trecho entre Rosário do Sul e Santa Maria.

Ponte Marechal José de Abreu em Rosário do Sul.

A subida da Serra, com suas curvas e pontes foi um registro à parte, assim como foi na descida na sexta-feira.
A chegada a Erechim, às 17h40min, praticamente coincidindo com o mesmo horário que chegávamos a Santana do Livramento na ida, foi festejada rapidamente, face compromisso de alguns, mas com alegria, com o sentimento de “missão cumprida”.

Quase em casa...

Distância Percorrida
1.260km

Trajeto
Passo Fundo-Panambi-Santa Maria-Rosário do Sul-Santana do Livramento-Rivera(Uruguay)

Hospedagem:
Hospedamo-nos no Portal Hotel em Santana do Livramento(RS).
Regulares acomodações, bom atendimento e bom café-da-manhã.
Custo por hospedagem:
Casal, R$ 239,00 + R$ 15,00 de garagem (as motos ficaram em reduzido espaço).
Solteiro, R$ 220,00 + 15,00 de garagem.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos aqueles que nos acompanharam nessa viagem, fazendo com que se tornasse uma viagem inesquecível, durante a qual foram compartilhados momentos de descontração e de alegria.
Nossos agradecimentos também, àqueles que, mesmo não nos acompanhando, ficaram desejando que tudo transcorresse bem.
Mas agradecemos principalmente a Deus, por Sua companhia, por Sua proteção.