Salto Yucumã

DIA 10/05/2012 (quinta-feira):

Saímos às 5:54. Uma manhã um pouco fria, mas ensolarada.
Ao descermos para o Goio-En, a neblina ocupava todo o vale. Parecia que estávamos sobre as nuvens.
E assim foi até uns dez quilômetros além de Nonoai, em direção a Trindade do Sul.
A RS-404 entre Nonoai e Ronda Alta está em precárias condições. Muitas canaletas e pista com depressões.
Em Seberi, fizemos uma parada para um bom lanche e abastecermos a moto. Encontramos um grupo de motociclistas, entre eles, o Cassola (http://www.accassola.com.br/), o Bona, de Porto Alegre, a Dalvana, o Dudu.
Depois de umas fotos, nos despedimos com um abraço, desejando e eles boas viagens.

Após Seberi, e, antes de Frederico Westphalen, uns sete quilômetros, um pequeno trevo dá acesso a Taquaruçu do Sul, com seu belo portal.

Seguindo, Vista Alegre, depois, Palmitinho e Tenente Portela e, finalmente, Derrubadas. Todo esse trecho está pavimentado.

Hospedamo-nos no Balneário Parque das Fontes. Lugar aprazível, com excelente atendimento. O sr. Delmir e sua esposa Gracieli, foram excelentes anfitriões.

Não possuem serviço de buffe, mas podem servir pequenos pratos no almoço e na janta (comida caseira, peixe frito) a preço bem acessível.  Possuem chalés com fogão, refrigerador e camas, mas comumente, não fornecem roupas de cama e nem utensílios de cozinha.
A informação que tínhamos era de que a estrada dentro do Parque do Turvo era toda de terra e bastante irregular o que nos motivou a não arriscar (a V-STROM está rebaixada).
Ainda antes do almoço, o Delmir entrou em contato com o serviço de táxi e às 13h30min o Sr. Selle, motorista, nos apanhava em frente ao balneário. Por R$ 70,00 (casal), nos levou até o Salto, gentilmente nos acompanhou durante cerca de 1h40min durante a visita e nos trouxe de volta.
Aproximadamente às 16h40 estávamos de volta ao balneário.

SALTO YUCUMÃ

Considerado o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão, o Salto Yucumã está localizado na divisa do Estado do Rio Grande do Sul (município de Derrubadas) com a Argentina, e faz parte do Parque Estadual do Turvo, maior unidade de preservação do Estado, com 17.491 hectares e habitat de alguns animais em extinção, como a onça pintada e a anta, cujo acesso se dá através do centro de Derrubadas, no Rio Grande do Sul.

Embora careça de infraestrutura, vale a pena visita-lo.
O Salto é resultado de uma fenda central sobre o leito do Rio Uruguai, cuja profundidade pode atingir até 110 metros e, em época de estiagem, atingir a  altura de até 30 metros do nível normal do rio.

O melhor lugar para vê-lo está no Brasil e a melhor época é o verão. Mas para quem quer se aventurar e não se satisfaz apenas admirando, pode subir o rio em um barco inflável, que parte do lado argentino.

Segundo informações obtidas junto ao Escritório de Turismo do município de Derrubadas, há um projeto de construção de um mirante.
Quanto aos boatos de que esse monumento natural irá desaparecer, segundo a mesma fonte, são infundados. O que pode ocorrer eventualmente e, por curto período de tempo em razão de cheias, é a abertura das comportas de uma das usinas situadas ao longo e acima do Rio Uruguai, como as da Usina de Águas de Chapecó(SC) ,ocasionando a inundação desse trecho.
A partir de Derrubadas, percorre-se cerca de três quilômetros por estrada pavimentada, até a entrada do Parque Estadual do Turvo, onde há uma estrutura composta de dois modernos blocos ainda não utilizados, aguardando inauguração. O da esquerda comporta a residência do Agente Florestal; o da direita, dispõe de várias salas (no projeto, segundo o Agente que nos atendeu, além da sala da recepção, salas de projeção de vídeos, espaço para artesanatos e uma lancheria).

A entrada é cobrada por veículo, independentemente do número de ocupantes.
O horário de visitação é das 08 às 17 horas, de quarta-feira a domingo.
Preço dos ingressos:
MOTOS: R$ 7,27
AUTOMÓVEIS: 11,98
MICROÔNIBUS e UTILITÁRIOS LEVES: R$ 79,76
ÔNIBUS e CAMINHÕES: R$ 159,30

A partir da entrada ao Parque, percorre-se mais quinze quilômetros por estrada de terra, até outro local a 600 metros do Salto, onde há estacionamento, churrasqueiras, mesas ao ar livre e banheiros, porém, não há nenhuma forma de comércio nesse lugar (convém levar água e lanche).

O trecho de 600 metros é percorrido através de uma pequena trilha, a pé, até que se avista o majestoso Salto Yucumã.

A simpatia e a presteza em fornecer informações sobre o local, informações essas obtidas com a Cassiane, do Escritório de Turismo do Município, foram exemplares. Porém, não depende somente da boa vontade das pessoas envolvidas no processo, mas de medidas efetivas para o desenvolvimento do turismo na região.

DIA 11/05/2012 (sexta-feira):
Depois de um breve lanche ainda no chalé, iniciamos o retorno com o Céu encoberto.
 Com a chuva só teríamos breve contato depois de Carazinho.
Trajeto de retorno: Derrubadas, Tenente Portela, Frederico Westphalen, Seberi, Sarandi, Carazinho, Passo Fundo e, finalmente, Erechim.
           Agradecemos a Deus por sua companhia. Que Ele sempre esteja conosco...