Torres(RS): Praias e Belezas Naturais

Uma das opções para se ir a uma das praias do litoral norte do Rio Grande do Sul (Torres, principalmente, uma das mais belas praias gaúchas; ou, Capão da Canoa) e ainda apreciar uma parte da exuberante paisagem dos Campos de Cima da Serra, passar por viadutos e túneis sobre a Mata Atlântica é pela Rota do Sol (BR-453/RS-486); completamente pavimentada e em boas condições de trafegabilidade.
         Torres é a única praia gaúcha que se destaca por possuir paredões rochosos à beira-mar, chamados torreões, de onde deriva seu nome; e por possuir a única ilha marítima do Estado do Rio Grande do Sul.

-------------

Dia 27/01/2015 - terça-feira
Saída

Apesar de sairmos cedo (05:25), perdemos muito tempo na estrada, tentando solucionar o problema com o inter-comunicador.
         Conferi a carga das baterias um dia antes. Estavam cheias e como estavam pareados desde o último passeio, não conferi a configuração. Na saída da garagem já percebemos que alguma coisa não estava certa. Em algum momento, a paridade entre os dois aparelhos se desfez sem que percebêssemos. Situação somente normalizada quando chegamos ao destino (Torres-RS).
         Certo também, de que os faróis estavam perfeitamente regulados, não conferi. Outro descuido que nos custou alguns minutos de inquietação (estavam com os fachos muito altos) e que, assim como com os inter-comunicadores, somente foi solucionado no destino.
       Devo mencionar que os procedimentos de regulagem dos fachos dos faróis não constam do manual do proprietário da XT1200Z. O que somente fui descobrir na revenda da Yamaha em Torres(RS), onde fui muito bem recebido pelo pessoal da recepção, com atendimento exemplar por parte do pessoal da oficina.
         Agora sei como regular. Devo dizer que parte dessa falha cabe a mim. Por falta de interesse, não me informei com a concessionária de minha cidade.
        Os contratempos serviram como experiência: seja uma viagem longa ou curta, nunca devemos nos descuidar dos detalhes. TODOS SÃO IMPORTANTES!
         Por que não dei importância aos detalhes?
       Devia ter bem presente outro episódio ao lembrar de minha sogra quando, antes de irmos a Lago Merin, no Uruguay (http://horizontesemfim-horizontesemfim.blogspot.com.br/p/laguna-merin-uruguai.html) e referindo-se à moto (e não à mim...), perguntou em tom de brincadeira: “Apertou todos os parafusos?”. Ao que, respondi que sim, despreocupado. Afinal não se passaram cinco dias que fizera uma revisão geral... Quando chegamos a Jaguarão(RS), percebi que quase perdera a carenagem do lado direito da V-Strom... Um parafuso havia se soltado...
         Iniciamos a viagem seguindo pela RS-135 até Passo Fundo.

Em Lagoa Vermelha(RS) para um lanche e abastecimento.

Depois, Vacaria, Bom Jesus, pela BR-285, na região conhecida como Campos de Cima da Serra, onde a poucos quilômetros podemos ter uma das vistas mais belas do Rio Grande do Sul: seus Cânions (Itaimbezinho, Fortaleza...), seus vales com seus rios; sua exuberante natureza, parte da Mata Atlântica.
           O trecho até Bom Jesus está em bom estado de conservação.
          Depois de Bom Jesus, na direção de Taínhas, ingressamos na RS-110. Por cerca de dez quilômetros essa estrada apresenta pequenos reparos; depois, volta a estar bem conservada.

ERS-110: ponte sobre o Rio das Antas, próxima à Jaquinara(RS).

ERS-110, proximidades de Jaquinara(RS).

No entroncamento da RS-110 com a BR-453, almoçamos no Restaurante Rota 453 (serviço de buffet a preço acessível).

BR-453 Campos de Cima da Serra.
       Depois do almoço seguimos pela BR-453, agora, Rota do Sol, descendo a Serra do Pinto (RS-486), palco da Estação Ecológica Estadual Aratinga, com seus túneis, viadutos, pontes...

RS-486: Viaduto da Cascata.
RS-486: Túnel da Reversão.

Saída do Túnel da Reversão.

BR-453, proximidades de Itati(RS).

Nas proximidades de Terra de Areia enfrentamos uma chuva torrencial que não nos permitia rodar mais do que 40km/h.

Durante a tempestade um forte relâmpago, seguido de estrondosa trovoada bem à nossa direita, entre a mata, nos fez estremecer. Primeiro susto. (A GoPro no capacete...). A Cleci se inquietou. “Acho melhor tirar essa câmera da cabeça... Pode atrair um raio...”.
          Eu continuava andando. A chuva continuava. Não se via quase nada à frente.
      “Será?” perguntei sem intenção de parar. “Logo vamos saber...” eu disse em tom zombeteiro e de pouco caso...
        Poucos metros adiante outro relâmpago, outro estrondo, tão forte quanto o primeiro. Dessa vez, no lado esquerdo.
       Fui sinalizando para o acostamento e lentamente estacionei. Tirei a câmera com a ajuda dela, sem descer da moto.
        “Vamos que a Cleci esteja certa? Intuição feminina e Leis da Física não se discutem!”, concluí vencido.
      E a chuva continuou, embora amenizando, até Terra de Areia, onde paramos para abastecermos novamente. Nenhum relâmpago; nenhuma trovoada mais...
       Uns poucos minutos de descanso e seguimos até a Estrada do Mar (RS-389). Nesse instante, a chuva havia diminuído bastante. Cerca de cinco quilômetros depois, cessava por completo, mas o Céu permanecia encoberto. E foi assim até Torres-RS.
       Em Torres nos hospedamos no Hotel Costa DalPiaz, a cerca de 800m da Praia Grande, ao custo de R$ 169,00/diária/casal com um bom café-da-manhã e excelente atendimento.
         Chegada: dia 27/01/2015 às 15h20min.
         Distância percorrida: 512km.

-----------------

Período: 28/01 a 02/02/2015
Torres(RS)

Na quarta-feira pela manhã, aproveitamos a praia, mas à tarde, a garoa não permitiu sequer sairmos para um passeio pela cidade. O mesmo aconteceu na quinta-feira e na sexta-feira, mas aproveitamos para passear pelo lugar, registrando suas belas paisagens.
          Praia Grande; Praia do Meio; Praia da Guarita.

Praia Grande. A praia central de Torres.

Praia Grande.

Outro ângulo da Praia Grande.

Praia do Meio. Ao fundo, o Morro do Farol.

Praia da Cal.

Torres, com sua rede de hotéis e restaurantes, suas lojas e supermercados, não oferece apenas a praia com excelente infra-estrutura como atrativo.
        O que a faz ser a mais bela praia gaúcha são também as outras opções para o visitante.

Os molhes, no delta do Rio Mampituba; a Ponte Pênsil, que, sobre esse rio liga as cidades de Torres, no Rio Grande do Sul a Passo de Torres, em Santa Catarina; o passeio de barco circundando a Ilha dos Lobos; os paredões do Morro das Furnas com suas furnas; o Parque Estadual da Guarita com seu ponto mais alto, de onde se tem outra vista privilegiada. O Morro do Farol, de onde se tem uma vista “aérea” da cidade e de onde se vê ao longe a Ilha dos Lobos; a Lagoa do Violão, no centro da cidade, onde se pode passear de pedalinho. Outro lugar para se conhecer é a Igreja São Domingos, que, infelizmente não tivemos acesso. Estava em reforma.

Molhes e faróis na Foz do Rio Mampituba.

Morro das Furnas.

Subida ao Morro das Furnas.

Vista a partir do Morro das Furnas.

Parque Estadual da Guarita (Parque Estadual José Lutzemberger).

Parque da Guarita.

Praia da Guarita, tendo ao fundo o Morro das Furnas.

Vista de cima do Morro da Guarita. Ao fundo, a cidade de Torres.

Praia da Guarita, vista de cima do Morro da Guarita.

Morro do Farol.

Praia da Cal, vista do Morro do Farol.

Vista de parte da cidade de Torres, tendo ao fundo, a Praia Grande e à direita,
parte da Ilha dos Lobos.

Morro do Farol.

Ao fundo, a Praia da Cal.

Lagoa do Violão, no centro de Torres.

A Ponte Pênsil, entretanto, um dos cartões-postais de Torres, não oferece passagem. Está sem assoalho há mais de um ano, segundo alguns moradores. É ali, um dos pontos de embarque para o passeio náutico ao redor da Ilha dos Lobos. O outro ponto é próximo aos molhes. A outra ponte que dá acesso ao município catarinense é de concreto e dá passagem a pedestres e veículos. Situa-se a pouco mais duzentos metros da Ponte Pênsil.

Passeios de barco.

Há duas modalidades de passeio com o barco: para circundar apenas a Ilha dos Lobos, o custo do passeio é de R$ 40,00 por pessoa, com duração de aproximadamente cinqüenta minutos. O passeio completo, que inclui essa passagem, indo até a Praia da Guarita, custa R$ 60,00 por pessoa, com duração aproximada de uma hora e meia.
            Fizemos apenas a navegação pela Ilha dos Lobos.

Ilha dos Lobos.

Cidade de Torres ao fundo. No primeiro plano, vê-se a Ilha dos Lobos.

Molhes com os faróis. Vista da embarcação.

02/02/2015
Retorno para casa.

No sábado choveu fraco o dia todo. Somente no final do dia, quase noite, parou.
Aproveitamos o Sol no domingo pela manhã, até às três da tarde, quando novamente o Céu ficou nublado e começou a garoar.
         Na segunda-feira pela manhã, iniciamos o retorno para Casa.
         O Sol voltou a aparecer.

Terra de Areia: parada para um suco de abacaxi

À medida que subíamos a Serra, o calor cedia espaço para a brisa amena. Foi uma viagem tranqüila.

Vistas do Viaduto da Cascata para quem sobe a Serra.

Chegamos a Gramado, passando por São Francisco de Paula, às 13hrs20min onde almoçamos. Uma visita à nossa sobrinha e no dia seguinte, tomávamos o rumo de casa.            Desta vez, passando por Feliz, Bom Princípio, Carlos Barbosa e subindo a Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Veranópolis, Casca...).

Total percorrido, ida e volta: 1.183km.

---------------

AGRADECIMENTOS

Aos familiares e amigos que, sabendo de nossa viagem nos acompanharam com suas preces para que tudo transcorresse bem, e a Deus pela sua companhia e proteção.

----------------

CONDIÇÕES DAS RODOVIAS

Nem sempre, durante uma viagem é possível lembrarmos do real estado das rodovias por onde passamos. Isso demandaria tempo, trabalho de anotar, paciência. Mas o que pude apurar nesse trajeto (pelas filmagens, pelas lembranças) está descrito abaixo.
      Admito que poderá haver pequenos enganos, mas quando a gente sofre com um terreno irregular e com pouca segurança, isso não esquecemos tão facilmente.

Ida

ERS-135: Erechim-Passo Fundo: bom estado.
BR-285 até Bom Jesus: bom estado de conservação
ERS-110/BR-453: Entre Bom Jesus e Taínhas: Trecho inicial com reparos, mas no geral, em bom estado de conservação.
ERS-453: Rota do Sol; entre Taínhas e Terra de Areia: bom estado
ERS-389: Estrada do Mar. Bom estado.

Retorno a partir de Taínhas(RS)

ERS-020: Taínhas-São Francisco de Paula: recém reparado, sem sinalização, mas em bom estado.
ERS-235: Gramado-Nova Petrópolis: bom estado.
BR-116: Nova Petrópolis-entroncamento com a RS-452: bom estado.
RS-452: Vale Real-Feliz-Bom Princípio: bom estado.
RS-452/RS-122: Bom Princípio-entroncamento com RS-446: bom estado.
RS-446/BR-470: Carlos Barbosa-Nova Prata pela BR-470: bom estado.
BR-470/RS-324: Nova Prata-Nova Bassano-Casca: péssimo estado.
RS-324: Casca-Passo Fundo: bom estado.