USHUAIA: Um lugar no Fim do Mundo
DICAS
PREÇOS (posição: entre 09 de janeiro a 12 de fevereiro/2012
PREÇOS DA GASOLINA (nafta/benzina):
Argentina:
Na maior parte da Argentina, o litro da Super XXII custou $ 4,09; em General Acha (antes da travessia do Deserto de La Pampa), gasolina Power, a $ 7,20; em Bariloche, $ 5,80; em San Martin de Los andes, $ 5,99; em Neuquén, $ 5,09; em Caleta Olivia, $4,90. Em Ushuaia, $ 4,98.
A gasolina Premium, em Bariloche, $ 6,60; em Neuquén, $ 6,14; em Fitz Roy, $4,90.
Uruguai:
Em Artigas, Uruguai, a gasolina Super estava sendo vendida a $ 34,88 e a Premium, $ 35,62.
Chile:
Em Puerto Varas:,gasolina 95 Octanas: $ 825.
Na maior parte do Chile, a gasolina 95 é vendida entre $ 825 a $ 848.
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PREÇOS DAS REFEIÇÕES
Tanto na Argentina como no Chile, com raríssimas exceções, não há restaurantes que sirvam na modalidade buffe.
Nessa viagem, encontramos apenas um lugar que servia serviço de buffe. Foi em Ushuaia e o preço era de $ 93,00(pesos argentinos)/pessoa!. O equivalente a R$ 40,00/pessoa!.
Nossos almoços sempre foram em viagem e, sempre rápidos (sanduiches, tostados, acompanhados de um achocolatado). Apenas em dois lugares encontramos restaurante à beira da estrada que serviam almoço (não buffe).
Portanto, era natural que à noite quiséssemos algo mais completo.
Argentina:
As refeições (jantas ou almoços) estão muito caras, comparadas com as que encontramos em janeiro/2011 e sempre no sistema de serviço a la carte.
Em Villa La Angostura, uma refeição composta de frango grelhado, talharim com molho e uma cerveja (3/4), (equivalente a uma porção, a qual é suficiente para duas pessoas comerem), nos custou $ 93,00(pesos argentinos); o equivalente a R$ 40,00.
Em Esquel, outro exemplo: um prato com um bife grande de aproximadamente 350g de carne de gado (alcatra), uma porção de massa e uma garrafa ¾ de vinho, $ 110,00(pesos argentinos); o equivalente a R$ 47,00. Se o corte escolhido for de lomo (filé mignon, na Argentina) o preço será cerca de R$ 55,00.
O preço médio de uma refeição (o suficiente para duas pessoas comerem) composta por uma porção de massa, dois bifes de frango ou de carne de gado, uma salada e um vinho (3/4) ou uma cerveja (também ¾) ficou em torno de R$ 45,00.
Chile
Em Puerto Natales, um jantar (uma porção, suficiente para duas pessoas) custou $ 23.800(pesos chilenos) o equivalente a R$ 72,00.
A média das refeições no Chile ficou em R$ 50,00 para o casal.
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CÂMBIO PELA COTAÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL (em reais):
Leve em consideração que o câmbio praticado nesses países não obedece, normalmente, às taxas praticadas pelo Banco Central do Brasil.
Daí a dica quando viajarem para o exterior: sempre que possível, façam o câmbio em Bancos, lembrando que a maioria dessas instituições, sejam casas de câmbio ou mesmo Bancos, não aceitam Reais; apenas dólares e euros, como moeda estrangeira.
Período de duração da viagem (09/01 a 12/02/2012) em valores aproximados, dada a oscilação no período:
Peso Uruguaio: R$ 0,109
Peso Argentino: R$ 0,432
Peso Chileno: R$ 0,00372
A gente faz as compras, em dinheiro (efectivo) ou usa o cartão de crédito (tarjeta) e na hora podemos não saber o quanto custa determinado produto ou serviço, se convertido em reais.
Para calcular, mesmo que, grosseiramente, eu multiplicava o valor em pesos pela cotação aproximada. Por exemplo: Em Ushuaia, a entrada ao Museo del Presídio e ao Museo Marítimo é de 70 pesos argentinos por pessoa; fiz, 70 X 0,4 e obtinha, aproximadamente, 28. Nesse caso, a entrada custou R$ 28,00.
Chile: a entrada para o Fuerte Bulnes é de mil pesos/pessoa. Seguindo o raciocínio acima, multiplicava mentalmente 1.000 por 0,003 e obtinha R$ 3,00.
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SUBIDA DA CORDILHEIRA DOS ANDES
Nessa viagem não atravessamos a Cordilheira. Porém, em janeiro de 2011, sim.
A dica, com base em outros relatos colhidos pela Internet, é não ingerir nada de álcool, alimentos gordurosos e nem café antes da subida. Isso evitará alguns contratempos devido à altitude.
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BAGAGEM:
Nas malas, para cada um: um conjunto de roupas térmicas (segunda pele), uma calça jeans, botinas para caminhada, seis camisetas estampadas com o logo da viagem, roupas íntimas, uma bermuda, duas camisetas comuns, um par de chinelos. Na bagagem da Cleci, além de um vestido, cremes e outros artigos que tornam as mulheres ainda mais belas. Estes itens foram acondicionados na bolsa térmica que levamos na parte de fora do baú traseiro, juntamente com alguns medicamentos, tais como: antibiótico para qualquer infecção, cartelas de diclofenaco sódico e dispersivo, plasil, pomada para pequenos ferimentos, gel diclofenaco para contusões e dores musculares, Epocler, Canisten (para tratamento de frieiras), Buscopan (para tratamento de indisposições estomacais), Novacort (para micoses nos pés. Essas micoses se caracterizam por produzirem pequenas bolhas de água), entre outros medicamentos de uso eventual, para gripes, por exemplo. A medicação foi sugerida por clínico geral e com base em situações vivenciadas. Felizmente, não utilizamos nenhuma delas!
Para manter o conteúdo resfriado, foram colocadas três bolsas de gel congeladas. Excelente idéia da Cleci, ainda quando da viagem de janeiro/2011(reportagem: Além da Cordilheira). Também levamos band-aid, gase, esparadrapo, cápsulas de vitamina C.
Ainda como bagagem, mesmo esperando nunca precisar, levamos uma extensão para fazer ponte entre baterias, galão plástico com capacidade para cinco litros de gasolina (adquirido em um Posto Ypiranga, aqui no Brasil. Não usar toda a capacidade do galão. Recomenda-se deixar espaço – aproximadamente de 5% - para a expansão dos gases), manga transparente para transferência de combustível, dois pares de esticadores, algumas ferramentas (para tirar o protetor do carter, para substituir o filtro de óleo do motor, bomba para encher pneu, chave para as rodas e outras chaves para pequenos reapertos, abraçadeiras de plástico, fita crepe, luvas de pano para a manutenção da moto, duas lâmpadas para os faróis, filtro de óleo do motor, uma viseira de reserva para os nossos capacetes, repelente de água e anti-embaçante para os visores, mini toalhas, plástico para proteger os intercomunicadores que não são à prova d´água...).
O objetivo de estampar camisetas, além de marcar nossa viagem, foi nos desfazermos delas à medida que não mais apresentassem condições de uso. Algumas sofreram uma única lavagem, mas como as golas estavam encardidas, foram usadas ainda uma vez e descartadas ainda em Ushuaia. Quando do retorno, restavam apenas duas camisetas novas, que guardamos como recordação.
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REDE ELÉTRICA
Levamos extensões elétricas e dois “Ts” comuns.
As tomadas na Argentina, podem ter fendas transversais retas, sem entrada para pinos, ou terem três entradas para pinos (diferentes das nossas novas tomadas para três pinos). No primeiro caso, o “plug” antigo, usado no Brasil, não conecta, sendo necessário depender do hotel para um adaptador; no segundo caso, o “plug” conecta normalmente, assim como ocorre no Chile e no Uruguai.
Em todos os lugares por onde passamos, a tensão elétrica era de 220V. No entanto, sempre confira antes de ligar um aparelho que não seja bivolt.
Se adquirir algum aparelho (barbeador, cortador de cabelo), verifique os ciclos. No Brasil utilizamos de 50-60 Hz (em corrente de 110 ou 220V). Mesmo que você adquira um aparelho que indique que o ciclo é de 50HZ, no Brasil pode não funcionar direito. Quanto aos ciclos, prefira aparelhos que indiquem a mesma disposição daqui (50-60Hz) e, evidentemente, observe sempre a voltagem do lugar onde você vai utilizá-lo.
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DOCUMENTAÇÃO
Levamos passaporte, Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, Permissão Internacional para Dirigir(PID) e, Seguro Carta Verde para a moto.
A apresentação de passaporte evita o preenchimento de vários formulários, facilitando em muito o ingresso ou a saída de um país.
ATENÇÃO!!
Veja no final da página, informações importantes sobre esse tópico!!!
ATENÇÃO!!
Veja no final da página, informações importantes sobre esse tópico!!!
Para circularmos a pé pelas cidades (jantar, passeios), levávamos apenas nossas Cédulas de Identidade. Se o passeio era de moto, além das CI, eu levava a CNH, Documento da moto e Seguro Carta Verde. O passaporte usávamos apenas para fazermos a aduana.
Faça sempre cópia da página do passaporte onde constam seus dados, e cópia do documento da moto (cópias autenticadas), guardando-os em lugar seguro, para que, na hipótese de furto ou perda, você tenha os dados para informar ao consulado do Brasil.
Em caso de furto, roubo ou perda documentos:
1) Faça um registro na delegacia de polícia mais próxima do local do crime;
2) Caso precise de documento para voltar ao Brasil, solicite-o no Consulado-Geral do Brasil, no telefone 4515-6500. Se não for possível esperar pelo horário de atendimento normal, entre em contato com o plantão, pelo telefone (15) 4199-9668.
É preciso apresentar ao agente consular a denúncia policial e um comprovante da nacionalidade brasileira.
Maiores informações, consulte: http://www.portalconsular.mre.gov.br/.
A Permissão Internacional para Dirigir não é exigida nos países que fazem parte do MERCOSUL (além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Basta a apresentação da Carteira de Identidade e da CNH. O Chile, no entanto poderá exigir esse documento.
Para obtê-la, não há necessidade de novos testes. Procure um CRVA, preencha um formulário e pague a taxa de expedição que está em torno de R$ 60,00. Em cinco dias úteis estará recebendo o documento. A validade e a categoria para dirigir é de três anos ou, a mesma da CNH se inferior sua validade. A foto poderá ser a mesma da CNH (constante do banco de dados do DETRAN).
Para maiores informações, consulte o site do DENATRAN em: http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm
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1) Não
esqueçam que no povoado de GUARDIA VIEJAS, CHILE, A CERCA DE 20 KM da fronteira
com a Argentina ainda há uma praça de pedágio! Guardem dinheiro;
2) Trâmites
de saída da Argentina e ingresso no Chile, são realizados no Paso fronteiriço
Los Libertadores; trâmites de saída do Chile e ingresso na Argentina são
realizados no Complexo Fronteiriço Los Horcones em Las Cuevas, 10 km depois do
Túnel Cristo Redentor;
3) Na
saída do Brasil por Uruguaiana, o câmbio pode ser feito em frente à Aduana em
Paso de Los Libres, Argentina.
Horário da aduana: 24 horas!
Horário da Casa de Câmbio:
das 8:30 às 17hrs (confirme,
visitando: http://www.librescambio.com/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27.);
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VENTOS
Vento é algo difícil de prever. Saber qual a direção, duração, intensidade...
Contudo, quando os ventos começaram a fazer parte do nosso dia-a-dia e, depois de muito “apanhar”, percebemos que o melhor horário para viajar era: pela manhã, até às 09:30hrs; pela tarde, das 13 às 15:30.
Assim, muitas vezes acordávamos às 4 da manhã para sairmos às 5:30, aproveitando uma boa parte até os ventos começarem a nos preocupar.
Isso foi apenas fruto da nossa observação. Não há nenhuma base científica, mas coincidência ou não, o melhor aproveitamento em viagem foi nesses horários.
Foi no retorno que o vento tomou a maior parte de nossas preocupações.
Para diminuir o impacto do vento, que comprometia a estabilidade da moto, resolvemos tirar um dos pacotes de cima do baú traseiro, distribuindo o peso entre as laterais. Aparentemente, a moto ficou mais estável e conseguimos rodar menos apreensivos.
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LIGAÇÕES TELEFÔNICAS DO EXTERIOR
Ligando de seu celular (habilitado para ligações internacionais) para o Brasil, do exterior, discar 0055+código de área+número do telefone (consulte a EMBRATEL em:. http://www.embratel.com.br/Embratel02/cda/portal/0,2997,RE_P_8220,00.html
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MAPAS
A primeira viagem ao Chile, em janeiro/2011 (reportagem: Além da Cordilheira), foi planejada com base em um mapa da Quatro Rodas de 2004. Esse mapa abrangia Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e parte do Brasil.
Quando estivemos na Argentina ainda em 2011, logo adquirimos um mapa atualizado daquele País em uma loja de conveniência, em Serrezuela (a noroeste de Córdoba).
No chile, em Viña del Mar, no Shopping Marina Mall, encontramos mapas atualizadíssimos do Chile.
Em Postos de Serviços (de abastecimento), também podem ser adquiridos mapas do Chile. Um mapa muito bom (Mapa Caminero de Chile) é encontrado em Postos da Shell.
Em Postos de Serviços (de abastecimento), também podem ser adquiridos mapas do Chile. Um mapa muito bom (Mapa Caminero de Chile) é encontrado em Postos da Shell.
Quando entramos no Uruguai, igualmente, em uma loja de conveniência de um posto de serviços, adquirimos um mapa.
Municiado dessas informações, de algumas dicas colhidas com alguns amigos e, principalmente através da Internet pudemos elaborar nosso planejamento da jornada a Ushuaia. Planejamento que se iniciou um ano antes da viagem.
No Brasil é muito difícil encontrar tais mapas (senão impossível). Há publicações muito úteis, dicas e informações importantíssimas e muito detalhadas (Guia VIsual), como os da Folha de São Paulo, mas não estão acompanhadas de mapas rodoviários avulsos.
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CARTÕES DE CRÉDITO (tarjeta):
Durante essa viagem, a maioria dos estabelecimentos (postos de serviço, hotéis e passeios), aceitou cartão de crédito (Visa, Mastercard).
Antes de fazer uma viagem ao exterior, SEMPRE avise a administradora de seu cartão, informando o País para onde você irá e o tempo aproximado da estada.
A maior parte de nossos gastos foi paga através de cartão de crédito. Mesmo com o IOF (nacional) e o IVA (do País onde estivemos), compensa pela segurança. Mas leve sempre algum dinheiro e, sempre que possível, faça o câmbio em instituição bancária (a taxa é oficial e menor daquela oferecida pelas casas de câmbio).
OUTRAS DICAS e ALGUNS VOCÁBULOS:
Abasteça sempre que tiver oportunidade, mesmo que lhe pareça que terá autonomia. Pode acontecer de você chegar ao lugar programado para abastecer e não encontrar combustível. E aí, se você não abasteceu antes, terá um problema...
Pontos críticos, considerando-se a distância:
1) Distancia de Gobernador Costa a Sarmiento: 251 km sem posto de gasolina;
2) Deserto de La Pampa: Abastecimento em Gral. Acha, antes do deserto; em Chacharramendi (a 85 quilômetros de Gral. Acha, dentro dos limites do deserto) e La Reforma, (igualmente dentro do deserto, a 60 quilômetros de Chacharramendi). No entroncamento das Rutas 20 e 151, há uma grande estação de serviços, com posto de abastecimento, borracharia (gomeria), restaurante e hotel.
Geralmente quando há fila para abastecer, os postos não aceitam cartões de crédito, contrariando o costume em dias normais de abastecimento.
No Chile, as hosterias, como regra, não possuem banheiros individuais. Já, na Argentina, podem ter. Em qualquer caso, sempre pergunte.
No chile, se pedir um sorvete (helado) doble, prepare-se: ele é enorme. O equivalente a umas oito bolas normalmente servidas aqui no Brasil.
Alguns Vocábulos:
Expressões mais comuns (podem variar um pouco de região para região) no Chile, Argentina e Uruguai:
a) ao cumprimentar alguém, não diga “Oi”; diga “Olá”. Isso porque, “Oi” tem a mesma pronúncia de HOY, que em espanhol significa “hoje”;
b) esquisito: em espanhol, “requintado, saboroso”; lechuga(letxuga): alface; zanahoria(ssanaôria): cenoura; remolacha(remolatxa): beterraba; pasta: massa; salsa: molho; pollo (pôio) : frango; palta, abacate; papas, batatas;
c) cuarto matrimonial ou habitación doble: quarto de casal;
d) lomo: corte de filé mignon (vem em rodelas espessas);
e) vaso (basso): copo;
f) servilleta (servidjeta): guardanapo;
g) fecha: data;
h) firma: assinatura;
i) aceite: óleo (para o motor, por exemplo);
j) aceite de oliva: azeite de olíva;
k) tarjeta (tarheta): cartão;
l) postre: sobremesa
m) embudo (funil)
m) embudo (funil)
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EXPEDIÇÃO
MACHUPICCHU-ATACAMA
DICAS GERAIS
REGRA BÁSICA
Não se afaste
de suas sacolas e malas.
Se possível,
feche-as com cadeado.
Isso evita
furtos ou que alguém coloque drogas ou objetos furtados em sua mala.
1) Não
esqueçam que no povoado de GUARDIA VIEJAS, CHILE, A CERCA DE 20 KM da fronteira
com a Argentina ainda há uma praça de pedágio! Guardem dinheiro;
2) Para automóveis e motocicletas, os trâmites
de saída da Argentina e ingresso no Chile, são realizados no Paso fronteiriço
Los Libertadores; trâmites de saída do Chile e ingresso na Argentina são
realizados no Complexo Fronteiriço Los Horcones em Las Cuevas, 10 km depois do
Túnel Cristo Redentor (repito: para quem vem do Chile!);
3) Na saída do Brasil por Uruguaiana, o câmbio pode ser feito em frente à Aduana em Paso de Los Libres, Argentina.
3) Na saída do Brasil por Uruguaiana, o câmbio pode ser feito em frente à Aduana em Paso de Los Libres, Argentina.
Horário da aduana: 24 horas!
Horário da Casa de Câmbio:
das 8:30 às 17hrs (confirme, visitando:
ALIMENTAÇÃO
DURANTE A VIAGEM
Enquanto
estávamos em viagem.
No Perú: enquanto estávamos na estrada,
nossos almoços foram basicamente barras de cereais, barras de chocolate e água
mineral. Não há restaurantes nos Postos de Serviços e nem lojas de
conveniências nas margens das rodovias.
No Chile: pode-se fazer um bom lanche nas lojas
de conveniências localizadas junto a alguns Postos de Abastecimento.
Na Argentina: a regra são as lojas de
conveniências. Raramente são encontrados restaurantes. E quando são
encontrados, servem a la carte, normalmente
junto a um Posto de Serviço. Os Postos do ACA (Automóvel Clube da Argentina), às
vezes possuem restaurante e hotel anexos.
RODOVIA
DO PACÍFICO (OU RODOVIA TRANSOCEÂNICA)
No geral,
dentro do Perú, essa rodovia está em boas condições.
Há muitas
curvas em todo o trajeto até Puerto Maldonado e animais na pista.
Depois de
Puerto Maldonado e, principalmente a
partir de Puente Inhambari, quando se inicia a Cordilheira (trajeto que
fizemos, indo até Ollachea e depois Juliaca), há muitas pontes; lombadas
(muitas delas sem sinalização); pequenas comunidades; muitas curvas, reparos na
rodovia e, novamente, gado na pista.
Há muitas
retas em toda a Cordilheira,mas quando menos se espera surge uma curva. É
preciso rodar com cautela.
ALTITUDES
– conforme trajeto percorrido nessa viagem:
CIDADE/LUGAR
|
ALTITUDE
(m.s.n.m)
|
DISTÂNCIA
PERCORRIDA (km)
|
Assis
Brasil (AC-BR)
|
237
|
4.374
|
Puerto
Maldonado (PE)
|
208
|
4.600
|
Ollachea
(PE)
|
3.200
|
4.922
|
Macusani
(PE)
|
4.159
|
4.971
|
Puno
(PE)
|
3.824
|
5.270
|
Cusco
(PE)
|
3.493
|
5.630
|
Abancay
(PE)
|
2.378
|
5.834
|
Chalhuanca
(PE)
|
3.324
|
5.952
|
Puquio
(PE)
|
3.214
|
6.145
|
Nasca
(PE)
|
588
|
6.305
|
Arica
(CH)
|
0
|
7.263
|
Iquique
(CH)
|
0
|
7.565
|
Tocopilla
(CH)
|
0
|
7.810
|
Calama
(CH)
|
2.257
|
7.959
|
San
Pedro de Atacama (CH)
|
2.435
|
8.080
|
Paso
Jama (AR)
|
4.394
|
8.260
|
Susques
(AR)
|
3.609
|
8.341
|
Pumamarca
(AR)
|
2.206
|
8.462
|
San
Salvador de Jujuy (ar)
|
1.259
|
8.522
|
Joaquin
V Gonzales (Ar)
|
366
|
8.782
|
Corrientes
(AR)
|
52
|
9.402
|
Santo
Tomé (AR)
|
130
|
9.828
|
Erechim(RS-BR)
|
732
|
10.343
|
EFEITOS
DA ALTITUDE
Conforme
pesquisa na Internet e confirmado após consulta médica, os medicamentos comumente usados por montanhistas e alpinistas são: Acetazolamida (nome
comercial DIAMOX) e o anti-inflamatório Ibuprofeno (nome comercial Dalsy).
O
primeiro é um diurético, mas tem como propriedade minimizar os males causados
pela altitude.
Escolhi
o Diamox (um comprimido de 250 mg todas as manhãs) que atendeu plenamente o
esperado.
A Cleci
optou pelo Dalsy (um comprimido de 600mg a cada doze horas). Considerando que
estava com o pé machucado, foi bem providencial a opção.
Recomendação:
“Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam
diminuição da freqüuência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo
ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir,
tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência
respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar
várias vezes para ir ao banheiro...).” Fonte: http://www.mochileiros.com/soroche-mal-de-altura-ou-mal-da-altitude-t24338.html
Em qualquer
caso, (DIAMOX ou DALSY), devem ser tomados um dia antes da subida, durante a
subida e um dia após a subida.
EVIDENTEMENTE, ANTES DA VIAGEM, CONVÉM
CONSULTAR UM MÉDICO PARA SABER SOBRE OS EFEITOS DESSES MEDICAMENTOS EM SEU ORGANISMO.
Nas farmácias
do Perú é vendido o Soroche Hill e que, segundo dizem, é utilizado para essa
mesma finalidade.
FUSOS
HORÁRIOS
PERÚ: - duas
horas a menos
CHILE: - uma
hora a menos
ARGENTINA:
mesma do Brasil
Esses
horários não consideram os chamados Horários de Verão em cada país.
ENERGIA ELÉTRICA:
ARGENTINA e CHILE: 110 e 220v.
PERÚ: 220 v.
TELEFONIA
Se você
estiver em uma cabine pública no Perú, por exemplo, para fazer uma ligação
telefônica para o Brasil, deve inserir moedas de S./ 0,50 até S./ 5,00 (nuevos
soles) e discar: 0055-código de área-número do telefone desejado.
O mesmo
número deve discar se estiver chamando do seu celular, estando você no Perú,
Chile ou Argentina. Desde que, tenha habilitado seu número para ligações
internacionais (roaming
internacional). Isso deve ser feito no Brasil e com antecedência.
MOEDAS
COTAÇÃO
MÉDIA DAS MOEDAS NO PERÍODO 01/04 a 07/05/2013.
VALORES
NEGOCIADOS EM CASAS DE CÂMBIO
REFERÊNCIA:
$ 1,00
MOEDA
|
NUEVO SOL
|
PESO CHILENO
|
PESO ARGENTINO
|
COTAÇÃO PELO BC DO BRASIL (REAIS)
|
DÓLAR
|
S./ 2,57
|
S 470
|
$ 8,00
|
R$ 2,09
|
NUEVO
SOL
|
R$ 0,80
|
|||
PESO
CHILENO
|
R$ 0,04
|
|||
PESO
ARGENTINO
|
R$ 0,44
|
Exemplo de
cálculo:
Se, por
determinado passeio foram cobrados S./ 25,00 (vinte e cinco nuevos soles), para
um valor aproximado em reais, deve-se multiplicar esse valor pela cotação
oficial (conforme a tabela acima, R$ 0,80, obtendo-se assim, aproximadamente, R$
20,00.
Esse mesmo
cálculo pode ser feito com as demais moedas.
PREÇO
MÉDIO DOS COMBUSTÍVEIS
(unidade
de medida: Litro)
(tipo
da gasolina: 85 octanas no Perú; 93 octanas no Chile e na Argentina)
PAÍS
|
PREÇO
(na moeda do País)
|
PREÇO
(em
Reais)
|
PERÚ
|
S./ 3,68
|
R$ 2,94
|
CHILE
|
S 795
|
R$ 3,18
|
ARGENTINA
|
$ 8,65
|
R$ 3,80
|
UTILIZAÇÃO
DE TÁXIS DURANTE A VIAGEM
Muitas vezes
é preferível pagar um taxista para nos conduzir até onde a gente quer, assim
que entrarmos em uma cidade, do que se estressar procurando o lugar.
Assim também
fizemos quando a saída de uma cidade era tumultuada ou não conhecíamos bem o
caminho.
Gasta-se pouco e a gente sai com segurança e
sem perder muito tempo.
DOCUMENTAÇÃO
Consulte informações importantes sobre esse tópico no fina da páginal!!!!
RESUMINDO:
Documentação
que levamos:
1)
Passaporte;
2)
Permissão
Internacional Para Dirigir (providenciada em qualquer CRVA no Brasil, mediante
pagamento ao DETRAN de Taxa para Expedição e sem obrigatoriedade de prestar
novos exames. A Permissão terá a mesma validade da CNH);
3)
Certificado
de Registro e Licenciamento do Veículo;
4)
Certificado Internacional de Vacinação e
Profilaxia (fornecida gratuitamente em qualquer Posto da ANVISA, sediado em
portos e aeroportos do Brasil e mediante a apresentação da Carteira de
Vacinação expedida pelos Postos de Saúde. Vejam mais informações em http://www.anvisa.gov.br/viajante/). Nossos certificados foram expedidos
pelo Posto da ANVISA sediado no aeroporto de Chapecó-SC;
5)
Carta
Verde (válida apenas nos países que compõem o MERCOSUL .(esse seguro efetuei aqui mesmo em Erechim-RS, na AUTOSUL CORRETORA DE SEGUROS LTDA., com o Cristiano). Para o Chile, contratar o SOAPEX (seguro obrigatório para veículos estrangeiros -https://www.consorcio.cl/soapex/apps/script/comprobante.asp)
6)
SOAT
– Certificado de Seguro Obligatorio de
Accidentes de Transito (emitido quando da entrada no Perú, em frente à
Aduana Peruana em Iñapari, fronteira com Brasil (cidade brasileira de Assis
Brasil).
OUTRAS DICAS
1)
Se
levarem cartões de crédito, não se esqueçam de avisar as administradoras do
período em que ficarão fora do país e dos países que irão visitar;
2)
Para
uso de celulares, devem habilitar, ainda no Brasil, seus aparelhos para uso no
exterior (roaming internacional),
indicando o período;
3)
Para
ligarem do Perú, do Chile, da Argentina, do Uruguai para o Brasil, seja de
telefones públicos (mediante utilização de fichas ou moedas) ou do próprio
celular, discar 0055-código de área-número do telefone; onde,
00 =
código internacional de discagem;
55 =
código internacional para o Brasil.
4)
Quando
forem em algum tour, convém levar uma
pequena mochila, com água mineral (um litro cada um, aproximadamente) e/ou
isso;ônico, bolachas; barras de cereais ou de chocolate. A mochila servirá
também, para acomodar souvenirs que
pretendam comprar;
5)
Nos
postos de abastecimento no Perú (nos Grifos), não há equipamento para medir a
pressão do ar dos pneus!);
6)
Levem
sempre “T” elétrico (de preferência dois); adaptador para novas tomadas (três
pinos) usadas no Brasil; adaptador com pino chato; extensão elétrica (três
metros). Pode ser muita coisa, mas se você precisar e não tiver esses
assessórios, não conseguirá carregar, por exemplo, a bateria da máquina
fotográfica e usar o notebook/tablet ao mesmo tempo porque no hotel onde você
está, há somente uma tomada e está próxima à porta de entrada do quarto;
7)
Rutas
Afirmadas: denominação para estradas de terra, mas compactadas, firmes;
8)
Nomes
das Pontes: levam sempre o nome do lugar e não o nome do rio sobre os quais são
construídas;
9)
Não
usem lubrificante para corrente tipo aerosol. Embora informe na embalagem que
pode ser utilizado em correntes de motocicleta, não é recomendado para uso em
corrente de motos que possuem retentores (anéis de borracha que separam cada
elo). Esse óleo pode causar sérios danos a esses anéis. Veja no manual de sua
moto o óleo recomendado para isso. Na falta do óleo indicado, utilize óleo
especificado para o motor, óleo tipo 90 (noventa) ou mesmo a graxa branca ou
grafitada.
DICAS ESPECÍFICAS
PERÚ
SOAT
– (Seguro Obligatorio de Accidentes de
Trânsito
Esse seguro é
obrigatório para veículos que circulam no Perú.
Importante: se você não solicita onde deve ser
feito esse seguro, ninguém irá avisá-lo.
Esse seguro pode ser contratado próximo às aduanas no Perú.
Enquanto
estávamos em viagem através do Perú, somente uma vez nos foi solicitado esse
seguro que é obrigatório, equivalente ao Seguro Carta Verde para o Mercosul.
Pagamos 44
dólares (também pode ser pago em Nuevo Sol) para um período de trinta dias
(09/04 a 09/05).
PASSEIOS
NO PERÚ
Sempre que
possível, contrate o serviço de uma empresa para fazer os passeios. Há sempre
um guia acompanhando, além do que, eles levam, esperam e trazem até o hotel.
O
inconveniente é que, em alguns lugares, o tempo de visitação é pouco e você
pode não aproveitar como gostaria.
O sítio
arqueológico de Saqsaywaman, distante a apenas três quilômetros de Cusco, onde
todos os anos, no dia 24 de junho é realizada a Festa do Sol (Inthi Raymi),
você poderá ir de moto ou de carro por uma estrada pavimentada, e lá permanecer
o quanto quiser, obedecido o horário de abertura e fechamento que é das 07hrs
às 18hrs durante todos os dias da semana.
Também nesse
horário estarão abertos os conjuntos arqueológicos de: Q´enqo, Pukapukara,
Tambomachay, Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero, Tipón, Pikilacta.
A visitação a
MachuPicchu se inicia às 06hrs da manhã e encerra às 17hrs, mas tenha em conta
que o último trem que sai de Águas Callientes para Cusco, parte às 16h30min. Se
você ficar até às 17hrs na montanha, terá de pernoitar em Águas Callientes.
Para isso deve reservar com antecedência o hotel.
A partir das
5h30min e até o horário de encerramento das visitas à MachuPicchu às 17 hrs, a
cada cinco minutos há vans fazendo esse trajeto que demora aproximadamente meia
hora.
Assim, se
você quer aproveitar ao máximo o tempo na montanha, considerando que a van
demora meia hora para fazer o trajeto MachuPicchu-Águas Callientes, deve sair
antes das quatro da tarde de MachuPicchu para ter tempo de tomar esse trem.
Sempre observando o tipo de trem que você irá tomar. Se for o Vista Dome (um
pouco mais confortável), deverá estar antes das três da tarde na Estação.
Em qualquer
caso, confirme sempre esses horários que poderão sofrer alteração em razão de
reparos na ferrovia, chuvas excessivas ou outros motivos.
Em
MachuPicchu, não esqueça de carimbar seu passaporte alusivo à sua visita.
NUEVO
SOL
É a moeda do
Perú, em substituição a moeda anterior, o Sol.
Observar que,
se o pequeno número indicativo do valor mudar de cor ao virarmos as notas, a
cédula é verdadeira.
Casas de Câmbio no Perú
Em Puno e
Cusco, as casas de câmbio aceitam reais. Entretanto, a melhor cotação em Cusco,
por exemplo, foi de S./1,20 (nuevos soles por um real).
É preferível
levar dólares. Para serem aceitas, as notas de dólares não devem estar velhas,
rasgadas ou amassadas. Exigência que não abrange as cédulas de outras moedas,
como nuevo sol, peso argentino, peso chileno e o real.
POSTOS
DE ABASTECIMENTO NO PERÚ
Grifo é a
denominação para pequenos postos de abastecimento.
Apesar da
precariedade desses postos, em quase toda pequena povoação há um desses grifos
(uma bomba para gasolina e outra para óleo diesel).
Não tivemos
problema com falta de combustível em nosso trajeto no Perú. Lembrando, no
entanto, que, sempre que tiver oportunidade, abasteça.
TELEFONES
DE EMERGÊNCIA NO PERÚ
Nas rodovias
do Perú, de dez em dez quilômetros, aproximadamente, há um telefone para
emergência.
O tempo de
atendimento à chamada é imediato. Entretanto, como as distâncias são grandes,
há casos em que o socorro poderá demorar horas.
CULINÁRIA
PERUANA
Uma das
características da gastronomia peruana é ser predominantemente picante. O que
nos trouxe alguns inconvenientes. Assim, para amenizar o impacto desses pratos
tão fortes, o MacDonald’ s foi a opção MENOS CONFLITANTE.
O cuy,
espécie de “porquinho da índia” é um dos
pratos típicos do Perú, assim como o “mate de muña”, o “mate de coca”. Para
eles, a expressão “mate” é sinônimo de chá. Se você pedir um chá em um
restaurante, eles irão trazer pra você um “Tea” (“chá-preto”).
Picante de Cuy: guisado de cuy), cozido em um molho de amendoim e aji panca
(pimenta).
Chuchikanca: leitão temperado, deixado no vinagre e depois levado ao
forno.
Pecan caldo: caldo de cabeça de carneiro com dobradinha.
Pachamarca: diversas carnes, batata, milho verde ou milho terno, cozidos
debaixo da terra entre pedras quentes.
Chicha:
bebida produzida a partir da fermentação do milho.
Pisco:
aguardente à base da destilação do mosto de uva. Essa bebida também é produzida
no Chile, onde a principal uva utilizada é a moscatel e suas variedades
Ceviche:
prato à base de peixe cru, marinado em suco de limão ou de lima.
GRAFIA
DOS NOMES NO PERÚ
Não há consenso
na grafia dos nomes dos sítios arqueológicos e nomes vinculados à língua
quéchua (originária dos incas).
Nomes como do
sítio arqueológico Saqsayhuamán, constante do Boleto Turístico Completo, vê-se
grafado na placa de entrada como Saqsaywaman; Pachacuted, também encontramos
como Pachakuteq.
Evidentemente
que, essa divergência de grafia não afeta em absolutamente nada a beleza dessas
criações e a grandeza de suas personagens.
Cito apenas
para justificar o porquê dessas diferenças de escrita entre o constante desse
relato de viagem e o conteúdo dos boletos de ingresso.
ILHAS
FLUTUANTES DOS UROS
Quando
visitarem essas ilhas, convém levarem dinheiro (nuevos soles, preferencialmente,
embora aceitem dólares também) para as compras.
Sempre haverá
alguém disposto a tirar uma foto sua.
Isso não
somente nas ilhas, mas em todo Perú. Prepara-se para lhe dar uma propina
(gorjeta), pois tão logo tirar essa foto ela ou ele, pedirá sem nenhum constrangimento.
MACHUPICCHU
Depois de
passar pelo controle na entrada, onde irão conferir seu bilhete de ingresso
mediante a apresentação do passaporte, você poderá colocar, como recordação, o
carimbo de MachuPicchu em seu passaporte.
Há uma mesa
com dois carimbos (um, alusivo a MachuPicchu; outro, com a data), em frente ao
guarda-volumes, logo na entrada.
Isso poderá
ser feito somente a partir das nove horas da manhã.
O INGRESSO A
MACHUPICCHU PODERÁ SER FEITO A PARTIR DAS SEIS DA MANHÃ!
NASCA
Para quem
pretende sobrevoar as linhas de Nasca, recomenda-se dispensar qualquer alimentação
nas três horas que antecederem o vôo.
Se o vôo for
pela manhã, NÃO TOME O CAFÉ-DA-MANHÃ!
A chance de
ter enjôo é grande.
CHILE
ABASTECIMENTO
NO CHILE
Até Tocopilla
(245 quilômetros de Iquique) NÃO HÁ POSTOS DE ABASTECIMENTO.
Nesse
trajeto, a estrada está em excelentes condições.
Depois dessa
cidade, por uns dez quilômetros, se inicia uma subida cheia de curvas. Depois,
as curvas diminuem, dando lugar, novamente, a algumas retas. Nesse trecho, a
rodovia já não está como antes, mas continua boa até Calama.
ARGENTINA
ABASTECIMENTO
NA ARGENTINA
Lembrete 1: Para abastecer em Susques, convém
fazê-lo no Posto de Serviço anexo ao Restaurante Turístico, localizado a cinco
quilômetros antes do povoado, para quem vem de San Pedro.
Lembrete 2: Pumamarca, apesar de ser uma pequena
cidade turística, que dá acesso às Quebradas de Humahuaca, NÃO POSSUI POSTO DE
ABASTECIMENTO!
Lembrete 3: De Susques a San Salvador de Jujuy,
são 210 quilômetros SEM POSTO DE ABASTECIMENTO!
RESISTÊNCIA
e CORRIENTES NA ARGENTINA
Passando por
Resistência e Corrientes vamos nos deparar com uma auto-pista em que é proibido
o trânsito de motocicletas.
A opção foi
rodar em uma das paralelas até o término da auto-pista e ingressar na
continuação da rodovia.
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REVISANDO!
NOVA REGULAMENTAÇÃO DE TRÂNSITO NA ARGENTINA, URUGUAI, PERU E CHILE
ATENÇÃO!!
Relativamente à motocicletas, a partir de abril/2014, muita coisa mudou na regulamentação de trânsito na Argentina, Uruguai, Perú e Chile (países por onde já viajamos).
A PRINCÍPIO, A NOVA REGULAMENTAÇÃO NÃO SE APLICA A TURISTAS, MAS CONVÉM FICAR ATENTO!
A PRINCÍPIO, A NOVA REGULAMENTAÇÃO NÃO SE APLICA A TURISTAS, MAS CONVÉM FICAR ATENTO!
Alterações que vão, desde a documentação a ser apresentada, até acessórios a serem utilizados pelos motociclistas em certas regiões.
Lembrando sempre que:
a) todos os documentos deverão ser originais;
b) embora não seja obrigatória, a apresentação do passaporte dá agilidade aos trâmites aduaneiros;
ARGENTINA
Documentação
1) Carteira de Identidade (RG);
2) Carteira Nacional de Habilitação (nossa CNH) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID);
3) Certificado de Propriedade da motocicleta em nome do condutor (no caso de estar em nome de terceiro ou de pessoa jurídica é necessário portar autorização com firma reconhecida);
4) Seguro Carta-verde;
Acessórios
Uso obrigatório de colete reflexivo amarelo para o segundo passageiro, com a indicação da placa na parte posterior.
Ambos devem usar capacete com o número da placa da moto nos lados direito e esquerdo.
Essas exigências estão em vigor desde o dia 01/04/2014 e apenas na Província de Buenos Aires (por ora...).
Segundo informações colhidas em sites de notícias, o jaleco ou colete amarelo reflexivo pode ser adquirido por aproximadamente 25 pesos argentinos, em supermercados e lojas de reposição de peças na Argentina; as letras auto-adesivas, para afixar nos capacetes e nos coletes, segundo esse mesmo site, podem ser encontradas em livrarias daquele País.
IMPORTANTE:
Antes de março de 2017, a exigência era apenas para motocicletas que circulavam no território bonairense que se estende desde San Nicolás de Los Arroyos, a nororeste de Buenos Aires, passando pela Capital, por La Plata, Bahia Blanca, até bem ao Sul, em Viedma. No lado oeste, desde San Nicolás de Los Arroyos, passando por Trenque Lauquen até atingir Viedma. A PARTIR DE MARÇO/2017, a exigência passou a ser estendida às demais Províncias (fonte: http://www.telam.com.ar/notas/201703/181944-patricia-bullrich-obligacion-patente-de-casco-y-chaleco-en-motociclistas.html)
Antes de março de 2017, a exigência era apenas para motocicletas que circulavam no território bonairense que se estende desde San Nicolás de Los Arroyos, a nororeste de Buenos Aires, passando pela Capital, por La Plata, Bahia Blanca, até bem ao Sul, em Viedma. No lado oeste, desde San Nicolás de Los Arroyos, passando por Trenque Lauquen até atingir Viedma. A PARTIR DE MARÇO/2017, a exigência passou a ser estendida às demais Províncias (fonte: http://www.telam.com.ar/notas/201703/181944-patricia-bullrich-obligacion-patente-de-casco-y-chaleco-en-motociclistas.html)
Autoridades dessas Províncias poderão ainda, como medida complementar, restringir, em certos horários, a circulação de motos, mesmo identificadas, nas proximidades de alguns estabelecimentos como Bancos e Casas Comerciais.
URUGUAY
Documentação
1) Carteira de Identidade (RG);
2) Carteira Habilitação ou Permissão Internacional para Dirigir;
3) Certificado de Propriedade da motocicleta em nome do condutor (no caso de estar em nome de terceiro ou de pessoa jurídica é necessário portar autorização com firma reconhecida e regularizada junto ao Consultado uruguaio mais próximo (www.emburuguai.org.br);
4) Seguro Carta-verde.
Acessórios
A partir de abril/2014, a legislação de trânsito do Uruguai passou também a prever a obrigatoriedade de condutor e segundo passageiro usarem jaleco reflexivo (chaleco reflectante).
E mais, as motos deverão conter uma faixa reflexiva vermelha na parte traseira (se este não contiver elemento reflexivo em vermelho) e lateral dos baús.
A pergunta que se faz: quando se usa baús e malas laterais que contenham esse elemento reflexivo, como é o caso, por exemplo, das malas e baús GIVI, estes serão aceitos como de conformidade com a legislação de trânsito do Uruguai?
CHILE
Documentação
1) Carteira de Identidade (RG);
2) Carteira Nacional de Habilitação (nossa CNH) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID);
3) Certificado de Propriedade da motocicleta em nome do condutor (no caso de estar em nome de terceiro ou de pessoa jurídica é necessário portar autorização com firma reconhecida);
4) Seguro SOAPEX (Seguro Obligatorio de Accidentes Personales Causados por Vehículos Motorizados con Matrícula Extranjera).
Ainda não tenho informações precisas sobre se a contratação desse seguro pode ser contratado na Aduana, por exemplo, mas uma das opções apontadas em sites pesquisados, sugere efetuar esse seguro através da Internet em: https://www.consorcio.cl/soapex/apps/script/comprobante.asp
Esse seguro está sendo exigido em substituição ao Seguro Carta-verde, uma vez que o Chile não é País Membro do Mercosul, mas apenas País Associado.
Acessórios
O colete reflexivo está sendo exigido apenas como item de segurança (assim como o porte de extintor de incêndio). Não sendo obrigatório seu uso pelo condutor ou passageiros).
PERÚ
Documentação
1) Carteira de Identidade (RG);
2) Carteira Nacional de Habilitação (nossa CNH) ou Permissão Internacional para Dirigir(PID);
3) Certificado de Propriedade da motocicleta em nome do condutor (no caso de estar em nome de terceiro ou de pessoa jurídica é necessário portar autorização com firma reconhecida;
4) Seguro SOAT (Seguro Obligatorio de Accidentes de Trânsito).
Esse seguro poderá ser contratado em Iñapari (Perú – depois de Assis Brasil-Acre), por exemplo, em frente à aduana, no outro lado da rua, com um corretor que atende em uma das barracas. Não tenho informação se pode se contratado no Brasil.
Certificado de Vacinação Internacional contra a Febre Amarela:
Esse certificado poderá ser obtido gratuitamente em qualquer posto da ANVISA, normalmente localizado em aeroportos e portos do Brasil.
Esse certificado poderá ser obtido gratuitamente em qualquer posto da ANVISA, normalmente localizado em aeroportos e portos do Brasil.
O Certificado será fornecido mediante a apresentação de documento de identidade (Cédula de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação) atualizado e da Carteira Nacional de Vacinação, onde constem todas as informações relativas à vacina (lote, data da vacinação, validade, etc.). Para informações sobre o fornecimento desse Certificado, consulte: http://www.anvisa.gov.br/viajante/
Seguro Carta-verde:
Nas minhas últimas viagens contratei com a Auto Sul Corretora de Seguros em Erechim(RS).
Nas minhas últimas viagens contratei com a Auto Sul Corretora de Seguros em Erechim(RS).
Sites consultados relativamente às novas normas de trânsito nesses países
Argentina:
Chile:
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