Parque Estadual de Vila Velha, Paraná

Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, no Estado do Paraná, Brasil.
Belíssimas formações em arenito instigando nossa imaginação. Ora nos deparando com uma esfinge; ora com a cabeça de um camelo, com a cabeça de um índio e, a taça, símbolo do Parque.
Comparar com Ischigualasto, na Argentina, difícil.
Veja link Além da Cordilheira:
             Cada lugar com suas características.
Ambos, belos e misteriosos despertam nossa imaginação.
480 quilômetros de casa, por rodovias pavimentadas.
Um dia para ir; um dia para visitação e um dia para retornar.
Dias ensolarados e de temperaturas amenas. Uma bênção, considerando-se que estamos em pleno inverno aqui o sul do Brasil. O “verãozinho do mês de maio”, como diríamos (mas com atraso...).
Na estrada, eu e o Jacson, parceiro de sangue; parceiro de jornada.

______________________________

---------------------
Dia 17/07/2018
Cidade de Ponta Grossa(PR)

Saída às 07:15, tomando a BR-153...

... passando pela cidade de Concórdia, Estado de Santa Catarina, e com uma parada para lanche e abastecimento às margens da mesma rodovia, em General Carneiro (PR), a 180 quilômetros de casa. Havia neblina e estava frio. Trânsito intenso de caminhões. Rodovia em bom estado de conservação.

Parada para fotos, em algum lugar entre Paulo Frontin PR) e União da Vitória(PR).

De Irati, tomamos a BR-153 e depois, a BR-373 até Ponta Grossa(PR). Seguimos pela BR-376 até o hotel, chegando às 16hrs.
Importante dizer que, durante todo esse trajeto de 480 quilômetros de Erechim(RS) a Ponta Grossa(PR), apenas encontramos uma placa que indicava a direção desta cidade. E NENHUMA PLACA INDICANDO A LOCALIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA, obrigando-nos a, frequentemente buscarmos informações de direção em postos de abastecimentos (não usamos GPS).
Seria um descaso com esse importante ponto turístico?
Lamentável...
Alguns trechos entre General Carneiro e Irati estão com faixas duplas na maioria dos trechos críticos. O que ajuda em muito o fluxo de veículos, apesar das condições nesse trecho da rodovia não estarem satisfatórias.
Da análise geral, podemos afirmar que todo esse trajeto de 480 quilômetros, está em boas condições de trafegabilidade.
Chegada ao hotel, às 16h20min.
Hotel: Hotel 10 Ponta Grossa, com excelentes acomodações, ótimo atendimento e ótimo café-da-manhã.
Preço por pernoite com duas camas: R$ 240,00/diária com café-da-manhã e estacionamento incluídos. A moto ficou em local externo, sem cobertura, mas em segurança.

------------------------
Dia 18/07/2018
Parque Estadual de Vila Velha

Do hotel até o Parque Estadual de Vila Velha, são 16 quilômetros, seguindo em direção a Curitiba(PR). Trecho muito bem sinalizado e rodovia em boas condições, porém, com intenso tráfego de veículos leves e pesados.

Chegada no estacionamento do Parque às 09h35min.

Às 09h:50min estávamos finalizando a aquisição dos ingressos, e às 10h10min saíamos com o ônibus do Parque em direção ao início da trilha dos arenitos.
   No local há uma pequena lancheria e uma modesta loja de artesanatos e souvenirs.

As motos são da Polícia Ambiental do Paraná.

Na bilheteria, os cartazes com as tarifas.

O acompanhamento de um guia é obrigatório, seja para qualquer número de pessoas.
(Veja Informações Complementares no final do relato dessa viagem)

ARENITOS

De longe, as formações em arenito assemelham-se a uma grande cidadela medieval...

Enquanto o guia se esmerava em suas exposições, registrávamos incessantemente a paisagem.

Cabeça de um camelo.

As torres de um castelo.

Um lagarto...

Cabeça de um felino...

Em primeiro plano, à esquerda, uma bota.

Adentrando na mata, deparamo-nos com a taça, símbolo do Parque e da cidade de Ponta Grossa(PR).

Para quem prefere continuar a caminhada, circundando os arenitos, mais uns trezentos metros por trilhas bem cuidadas...

Enquanto fazíamos a caminhada contornando os arenitos, nos deparamos com um filhote de veado. Infelizmente, assim como surgiu, escondeu-se na mata, sem dar-nos tempo de acionarmos nossa máquina fotográfica.
Às onze e quarenta retornávamos com o ônibus até a recepção.
A caminhada tem a duração de cerca de uma hora e meia.

Havíamos também adquirido os ingressos para às treze horas e trinta minutos visitarmos as furnas e a Lagoa Dourada.
    Ainda havia tempo para um lanche.
Após o lanche e um breve descanso sob as árvores, visitamos a Sala dos Campos Gerais, situada no outro lado da pequena praça, onde estão expostas fotos da fauna e da flora da região a que pertence o Parque Estadual de Vila Velha.

SALA DOS CAMPOS GERAIS

Montagens criativas com material reciclável, também fazem parte da exposição, e retratam magistralmente alguns animais da região.

FURNAS

Às 13h30min o ônibus partia de frente da recepção e nos levava até as furnas.
Já no início da caminhada, a primeira furna.

O elevador que era utilizado para descer não estava operando já havia anos.
Na placa, a justificativa.

A segunda furna, dada a limitação dos meios de acesso ao seu interior, mostrou-se igualmente, pouco atraente.

LAGOA DOURADA

Finda essa visita, tomamos o mesmo ônibus que nos deixou na entrada do acesso para a Lagoa.
Uma breve caminhada e estávamos às margens da Lagoa Dourada, assim chamada porque, ao final da tarde, com os raios do Sol refletindo-se sobre as águas, estas adquirem uma coloração amarelada. Não ficamos até o final do dia para conferirmos esse visual.

Esse passeio às furnas e à Lagoa Dourada, não durou mais do que 35 minutos.
Há de admitir, no entanto, a beleza do lugar, o contato com a natureza...
Às quinze e quarenta e cinco, estávamos de volta ao Hotel.

---------------------
Dia 19/07/2018
Retorno

Saímos às 8h20min do hotel, pela BR-376.
Em seguida, viramos à direita por ruas, ao fundo desse hotel, até encontrarmos a PR-151.

Na sequências,tomamos a rodovia PR-438, passando por Guaragi-Guarauna-Teixeira Soares, até Irati, para um breve lanche e abastecimento.

A seguir, Irati-Rebouças.

Rebouças-Mallet

Depois do almoço às margens da BR-153, próximo à cidade de União da Vitória(PR).

BR-153, entrando no Rio Grande do Sul..

Chegada...

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

IMPORTANTE:
1)    Regra geral: os veículos devem ficar no estacionamento do Parque.
       Exceção: fora da temporada de férias escolares (segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras), o turista poderá entrar com seu veículo até o local de início das trilhas (arenitos, furnas ou Lagoa Dourada), porém, sempre acompanhado de um guia;
     Nesses casos, o guia cobrará R$ 180,00 por visita, independentemente se houver um ou mais veículos e independentemente do número de pessoas que houver. Por exemplo: doze pessoas, em dois carros e uma moto pretendem fazer a visitação (arenitos, furnas e Lagoa Dourada). O guia cobrará R$ 60,00 por cada veículo. O limite, por guia, é de seis veículos!
2)  O valor dos ingressos ao Parque estão na tabela já mencionada, com as isenções e descontos assinalados;
3)   Durante a temporada de férias escolares e nos finais de semana, mesmos fora da temporada de férias escolares (sexta-feira a domingo) em que o fluxo de pessoas é maior, o guia cobrará R$ 10,00/pessoa. Nesse caso, os veículos deverão ficar no estacionamento e o transporte até o início das trilhas será com o ônibus do Parque, sem custo adicional;
4)   Não há necessidade de agendamento prévio com o Guia e nem com o Parque;
5)   O parque estará fechado às terças-feiras para manutenção!
6)  No local, há amplo estacionamento, um centro de visitantes, uma lancheria e uma pequena loja de artesanatos;
7)  Horário de funcionamento: de quarta a segundas-feiras, das 08:30 às 15:30, permanecendo fechado nas terças-feiras para manutenção;
8) Informações mais completas poderão ser obtidas no site, http://www.pontagrossa.pr.gov.br/parque-estadual-vila-velha;
9)    Durante todos os passeios, não é permitido:
-  consumir alimentos, bebidas alcoólicas e fumar nas trilhas;
-  levar animais domésticos;
- caminhar fora das trilhas;
- alimentar animais;
11) Cada um deverá levar para fora do parque o lixo que produzir;
12)   Mais informações, confira na relação de sites consultados a seguir.

BREVE HISTÓRICO SOBRE O PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA

O Parque Estadual de Vila Velha, localiza-se em Ponta Grossa/PR, em plena região dos Campos Gerais do Paraná.
Foi criado em 1953 com o objetivo de preservar as formações de arenito.
Em seu interior podem ser ainda encontradas espécimes da fauna silvestre, como o lobo-guará, a jaguatirica (espécie de gato do mato), tatus, veados, catetos (porco-do-mato), pica-pau, águia cinzenta, entre outros.
A administração do Parque está sob os cuidados do Instituto Ambiental do Paraná.
O Parque compõe-se de três sítios: arenitos, furnas e Lagoa Dourada.
Os arenitos datam de cerca de 340 milhões de anos, quando a América do Sul ainda estava ligada à África, Antártida, Oceania e Índia, o chamado continente de Gondwana.
Esses arenitos formaram-se quando na região havia um mar interior que ao longo do tempo foi sendo drenado, deixando expostas essas formações. Ao longo dos milênios, a erosão da chuva e dos ventos, provocou o desaparecimento de muitas dessas esculturas naturais. Hoje apenas esse pequeno campo assinala o que foi essa vasta área.
A cor avermelhada provém da cimentação com óxido de ferro.
As furnas, são grandes poços, produzidos pela desabamento natural de suas paredes. Medem aproximadamente 100 metros de profundidade e em seu interior correm as águas de um lençol subterrâneo.
A Lagoa Dourada é outra atração do Parque. Apesar de não ser extensa, o reflexo do Sol em suas águas, no final da tarde, dá um tom dourado; daí o seu nome.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos nossos familiares e amigos que, sabendo de nossa viagem, desejaram que tivéssemos os melhores momentos; mas agradecemos principalmente a Deus, por Sua companhia, por Sua proteção.

SITES CONSULTADOS

Jacson disse...

Viagem muito boa! Grande abraço Pai!